Buscar

Toxicologia Forense

Toxicologia é a ciência que define os limites de segurança dos agentes químicos, entendendo-se como segurança a probabilidade de uma substância não produzir danos em condições específicas.

Na área forense, a toxicologia é aplicada com propósitos legais, detectando e quantificando substâncias envolvidas em crimes. São utilizados como amostras de análise em toxicologia forense órgãos colhidos em autópsia, fluídos biológicos obtidos do indivíduo e produtos orgânicos e inorgânicos suspeitos.

A Toxicologia Forense no Brasil é realizada nos Laboratórios dos Institutos de Criminalística (ICs) e Médico Legais (IMLs), que realizam análises toxicológicas de material biológico apreendido pelo aparato policial.

Para que haja excelência nos resultados, é necessário, além de um controle de qualidade adequado, que revele resultados com credibilidade, que haja uma interação entre a toxicologia e a medicina legal, pois ambas se complementam e são de extrema importância para esclarecer as dúvidas sobre as circunstâncias que levaram a vítima ao óbito.




10 visualizações0 comentário