Buscar

Odontologia Forense

A Odontologia Forense é a especialidade que investiga os processos físicos, psíquicos, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou esqueletizado, e mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais reversíveis ou irreversíveis.


Nos tempos atuais, a Odontologia Legal possui diversos campos de atuação na prática investigativa policial. Pode ser de grande valia na identificação de agressores, no caso de crimes sexuais, homicídios, casos de violência doméstica e infantil, em que este agride a vítima com mordidas ou quando a própria pessoa se defende do agressor, mordendo-o.Nesses casos, há a possibilidade de que um médico legista realize o exame pericial.


No caso da identificação de cadáveres, especialmente em desastres em massa, muitas vezes não há outros subsídios para identificá-los. A avançada putrefação ou a carbonização muitas vezes destroem caracteres faciais ou as papilas dérmicas, que possibilitariam a identificação papiloscópica. Por isso, muitas vezes a perícia dos elementos dentários é uma excelente alternativa para identificar o corpo.


A Odontologia Forense também tem seu papel na delimitação do dano provocado no caso de lesões corporais decorrentes de acidentes ou agressões, além de investigar os casos de erro odontológico, provocado por imperícia, imprudência ou negligência do profissional da área.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo