Buscar

Coleta de vestígios biológicos em locais de crime

A coleta de vestígios biológicos em locais de crime para identificação genética é uma das mais poderosas armas da criminalística dos dias de hoje.

Praticamente todos os materiais biológicos encontrados em um local de crime conterão DNA com potencial para a identificação, seja do criminoso, da vítima, do desaparecido ou de outras pessoas de interesse da investigação.

Encontrar o vestígio biológico e determinar qual a sua natureza não é uma tarefa simples em muitos casos. São muitas as ferramentas que permitem ao Perito Criminal localizar e determinar, ao menos de maneira preliminar, quais os materiais biológicos presentes nos vestígios, mesmo os latentes. Entre as tecnologias empregadas estão os equipamentos de luz forense, testes químicos de cor e fluorescência, testes imunológicos e microscopia óptica.

Conhecer a natureza e as características do material biológico e os fatores que afetam a análise genética, por sua vez, são de fundamental importância para a seleção das técnicas e materiais mais adequados para a coleta, acondicionamento e preservação dos vestígios que serão encaminhados para exame.

Os perfis genéticos obtidos de locais de crime poderão ser inseridos no banco de dados e comparados com outros já cadastrados, em nível estadual e nacional.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo