Buscar

Análise de padrões de manchas de sangue

Atualizado: Mai 26

A perícia do local de crime é uma das etapas mais críticas e importantes em uma investigação criminal. A análise de manchas de sangue, nesse cenário, pode trazer vestígios que, posteriormente, poderão ser provas fundamentais para o desfecho do caso.


Essa análise é levada a cabo no local de crime por um perito e proporciona a obtenção de dados imprescindíveis para o esclarecimento da dinâmica dos eventos. Entre as informações que podem ser obtidas, destacam-se: (1) a determinação da área de origem de um conjunto de manchas, isto é, do sítio específico no local de crime de onde podem ter sido infligido o(s) golpe(s); (2) a natureza da força aplicada e (3) o número mínimo de golpes inferidos. Além disso, as manchas de sangue apresentam uma elevada importância para a identificação de autores ou envolvidos, uma vez que permitem a obtenção de um perfil de DNA, contextualizado junto aos demais vestígios.


A metodologia inerente à análise de padrões de manchas de sangue emprega o método científico, demandando sucessivos experimentos e medições para se determinar quais são as formas de produção mais prováveis de cada tipo de mancha e as influências que as superfícies possuem sobre os padrões formados.




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo